segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Superação


Quantas vezes você já se sentiu paralisado pelo medo?
E quantas vezes você percebeu que o que você temia não era tão terrível assim?
Pois bem...
De acordo com a psicóloga Suzana Duarte, a ansiedade é uma resposta adaptativa do nosso organismo que tem aspectos positivos e negativos. Positivos, quando nos deixa preparados para determinadas situações indesejáveis.  Porém, ficamos tão ansiosos para evitar as tais situações que podemos até fazer com que realmente aconteça.

Esse medo faz reduzir nossa capacidade de manter a atenção em outras tarefas do dia a dia, desgastando nossa energia vital, aumentando o risco de depressão e a possibilidade de perdermos grandes oportunidades, nos tornando pessoas angustiadas por não conseguirmos controlá-lo.

Existem duas formas mais comuns de gerenciarmos nossos medos:

1. Forma passiva:

Evitando situações que causam ansiedade, o que resulta no adiamento contínuo de decisões importantes. Isso significa optar por uma forma segura de evitar correr riscos, e com eles, qualquer resultado possível. Significa nos manter exatamente na mesma situação que estamos hoje.
Mesmos problemas, mesmos resultados e mesmas emoções.

2. Forma ativa:

Tendo coragem suficiente para confiar em si mesmo, lembrando que, não importa o que aconteça você sempre encontrará uma forma de fazer as coisas funcionarem.
Perguntando a si mesmo: Qual a pior coisa que poderia acontecer? E perceber que a pior coisa não será tão ruim assim porque mesmo que haja algum resultado negativo, o processo de chegar lá já foi um grande aprendizado.

E então, por qual forma você optará?

Lembre-se:

As decisões que você toma hoje podem abrir novas oportunidades e ainda melhores do que você poderia ter imaginado.
E quem sabe poderá ser a sua grande história SUPERAÇÃO!


Forte abraço
Carla Camuso




Algumas inspirações:
Suzana Duarte - Oficina de Psicologia 
Wlisses Freitas - Mundo DSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário