quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Reflexão Machadiana



De origem humilde, filho de um mulato e de uma lavadeira portuguesa, Machado de Assis(1839-1908) se tornou o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Em suas biografias geralmente constam características como "moleque de morro", "magro", "franzino", "doentio". Mas nada disso o impediu de se tornar o grande e reconhecido escritor, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente.
Espantosamente, ou não,  Machado adquiriu a sua ampla e admirável cultura de forma autodidata. 

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Helena, Quincas Borba e o inesquecível Dom Casmurro escrito em 1900, são algumas obras de destaque, além de contos, poesia, teatro, crítica (Monteiro Lobato o reconhece como o primeiro crítico literário do Brasil).

É dentro desse contexto que podemos encontrar também aforismos de grande valia para nossa vida cotidiana, a exemplo do citado na imagem:

"A Arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal"

Não é uma simples frase, bonita de se pronunciar ou virar epígrafes de trabalhos acadêmicos.  É uma reflexão dita com conhecimento de causa.
De um turbilhão de problemas podemos extrair grandes soluções e aprendizados. Foi isso que ele fez. É isso que devemos pelo menos tentar fazer... ao invés de se lamentar a cada infortúnio que nos deparamos.
Grande exemplo... excelente inspiração para os dias de hoje  



Aquele abraço 😉
Carla Camuso 





Fontes
Claret, M. Machado de Assis. Vida e Pensamentos. Ed. Mar-tin Claret Ltda. São Paulo SP 1996.
Meyer, Augusto. Machado de Assis (1935-1958). 4. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário