terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Se é para viver, que seja BEM


Quando chegamos a uma determinada idade (em geral depois dos 40) nos pegamos constantemente pensando sobre o envelhecimento. Existe a fase da revolta com o espelho, a fase da desesperança porque estamos perdendo a vitalidade, a fase de se adaptar e se acostumar com os fatores biológicos  e finalmente a compreensão de que podemos atravessar esses obstáculos com sabedoria e disposição para se manter de bem com a vida. E acabamos entendendo que essa poderá ser a melhor fase da vida.
Entretanto, é preciso definir o que é ter um bom estilo de vida, que possa minimizar as perdas  inevitáveis e nos mantermos saudáveis. Baseada na pesquisa e na experiência, constato que algumas mudanças são essenciais: 
  1. Melhorar alimentação, eliminar o que é desnecessário para o corpo. Buscar alimentos mais naturais e consequentemente mais saudáveis. Não comer quando não tiver vontade, não tomar líquido durante a refeição, mastigar bem, diminuir açúcar e sal, entre outros famosos conselhos nutricionais...
  2. Fugir de ambientes com poluição sonora e principalmente poluição do ar.
  3. Eliminar os vícios, cigarro, bebida ou qualquer outra coisa que comprovadamente prejudique o seu corpo... e até mesmo convívio social.
  4. Se exercitar sempre, ou pelo menos três vezes por semana, para manter o corpo em forma, caminhadas diárias são excelentes também.
  5. Evitar conversas desagradáveis, não alimentar fofocas ou notícias trágicas... isso vale também para a escolha do que vai assistir na TV ou internet.
  6. Ter umas plantinhas, flores, peixinho, gatinho ou qualquer pet para cuidar diariamente.
  7. Algumas leituras, cinema, teatro, exposições, musica... enfim, apreciar as diversas artes, que funcionam como uma espécie de decoração da vida. 
Esses são só alguns aspectos básicos, mas fundamentais... se você tiver outros, pode complementar.

"O importante é acrescentar mais vida aos anos e não mais anos à vida" 
 (Provérbio chinês)

Abraços
Carla Camuso🌻



Nenhum comentário:

Postar um comentário